Liderança do espirito santo


O Espírito Santo sempre esteve presente em todas as partes da bíblia, através de suas teofanias que são as manifestações visíveis de Deus, como pessoa da Triunidade Divina e como Capacitador ativo de homens escolhidos.
É ELE o principal meio de resposta de Deus à nossas orações (Rm.08:26), ELE é que concede dons aos homens (ICo.12:04), que são poderes sobrenaturais para administrarmos a igreja de Deus (Ef.04:08). ELE que gerou a Jesus no ventre da jovem Maria (Mt.01:18) e que também Batizou a Jesus (Lc.03:22) e que inspirou (IITm.03:16/IIPe.01:21) os santos homens para nos escrever os relatos da historia de Deus, Jesus e do próprio Espírito Santo. Enfim o Espírito Santo sempre esteve e sempre estará presente na vida do povo de Deus é impossível haver historia cristã se não incluirmos a pessoa do Espírito Santo e mencionarmos sua atuação direta. Falar do Espírito Santo é um desafio, pois se falarmos da manifestação é relatar amaneira que Deus fala e atua, é Cristo em movimento. E com certeza não dá para em uma apostila ou em uma única aula falarmos deste poder sobrenatural de Deus chamado e conhecido como ESPíRITO SANTO. Mais tentaremos falar de sua liderança para que ela seja exemplo para todos nós aprendermos a como liderar vidas que Deus através de Jesus tem entregue em nossas mãos todos os dias.
O Espírito Santo como pessoa distinta da Triunidade ELE trabalha com objetivos pré-determinados por Deus e isso interfere na sua atuação, pois ELE como poder ativo é incapaz de realizar outro desejo que não for Triúnico ou que não estejam em Deus e em Jesus também (Is.55:11), pois trabalham juntos para um único propósito (Ef.02:18). E este é um exemplo poderoso para todos aqueles que desejam exercer liderança dentro da igreja. Todos estes que foram designados á função de liderança na igreja precisam entender que deverão trabalhar sempre em unidade com os demais líderes representando não seu próprio interesse mais o interesse de todo o Corpo de Cristo (Ef.04:16).
O Espírito Santo no Antigo Testamento como capacítador, como sinal visível do poder de Deus ELE se manifestava cumprindo uma ordenança divina, que também nos serve de exemplo. Se há submissão na Triunidade deve também existir entre ás lideranças dentro da igreja (Jo.14:26/ 15:26/ Gl.04:06). Não é permitido separarmos o Corpo de Cristo, em metas e objetivos, ou dizendo estes são meus e aqueles são teus é importante saber que todos caminham para um único propósito e isso deve ser visto pelos líderes atuais.
O Espírito Santo é o principio ativo de criação sem ELE nada passou a existir, pois ELE é a teofania de Deus ou como já dissemos a manifestação visível de Deus. Na criação tudo passou a existir por causa do princípio ativo do Verbo de Deus que é Jesus (Jo.01:01), mais o Espírito Santo preparou todo o contexto para que tudo viesse a existir como já diz a própria palavra “teofania”(Gn.01:02/Sl.104:30). Mais é importante saber que no Antigo Testamento tanto Jesus como o próprio Espírito Santo eram teofanias ou manifestações visíveis de Deus.
O Espírito Santo é um instrumento de revelação dos propósitos de Deus para com os homens. É ELE que inspira (IIT.03:16/IPe.01:10e11/IIPe.01:19a21), revela (Lc.02:32/Rm.16:25/Ef.03:03) e capacita (Mt.25:15) seres comuns em suas profecias e realizações. É impossivelmente impossível ser ministro do Senhor Jesus sem o revestimento do Espírito Santo sem estarmos sob seus domínios. Pois como instrumento de revelação ELE pode se manifestar aos seus líderes através de sonhos (Gn.28:12a17), visões (Is.06:01a13))ou mensagens diretas (Êx.19:09:a25).
Então percebemos que o Espírito Santo é ativo na participação de tudo que acontece com a igreja e seus líderes. O Espírito Santo é um instrumento que não podemos descartar ou simplesmente ignorar sua atuação como em algumas denominações.
Estamos vivendo o governo do Espírito Santo de Deus na terra é a era do Espírito santo é como igreja precisamos conhecer mais a respeito do Espírito Santo. Pois ELE nos foi entregue por Jesus como Deus Emmanuel ou “Deus Presente” (Jo.20:22) capaz de suprir todas as necessidades existentes desta nova organização, ou seja, a igreja.
Como líderes da igreja não podemos pensar em administra a igreja sem a influência direta do Espírito Santo seria administrar algo que não é humano com nossa humanidade ou carnalmente e este comportamento partindo de alguns líderes é um grande erro (Jo.03:06).
Como líderes precisamos entender de uma vez por todas que o Espírito Santo é Deus em ação dentro de nós e ao redor de nós. Todas as grandes manifestações de Deus foram realizadas pelo Espírito Santo então precisamos deste relacionamento.
O Vento que fez ás águas do dilúvio pararem de subir (Gn.08:01)
O Vento que soprou a nuvem de gafanhotos (Êx.10:13)
O fôlego de vida em Adão (Gn.02:07)
O Vento que separou as águas do Mar Vermelho (Êx.14:21)
A Sarça Ardente (Êx.03:01a06)
A Coluna de Fogo e a Nuvem (Êx.13:21e22)

Enfim o Espírito Santo é o capacitador dos homens chamados por Deus e estabelecer sua vontade, pois como igreja não podemos viver ou prevalecer sem a presença do Espírito Santo.

Um comentário:

Agenda