Liderando segundo o coração de Deus


Todo servo de Deus é um líder em seu tempo, pois o seu exemplo levará muita gente ao encontro com Deus. E liderar segundo o coração de Deus não é simplesmente ser reconhecido pelos seus feitos e louvado por seus liderados por causa de suas conquistas. O líder que é segundo o coração de Deus é aquele que a todo o tempo procura fazer a vontade de Deus (Jo.06:38) e sempre colocar Deus no lugar mais alto a ponto de todos os seus atos de coragem e ousadia diante das fronteiras a serem desbravadas, Deus ser visto como o grande vencedor. Pois o líder segundo o coração de Deus não lidera para si e sim para Deus, ele é um instrumento de atuação de Deus na terra e (At.09:15), isso deve ser compreendido por todos que desejam ser segundo o coração de Deus.

Quando um líder chega a ser chamado segundo o coração de Deus é por que ele tem uma relação sobrenatural com aquele que o constituiu líder para execução de sua obra (Mt.12:18). E isso o faz capaz o tornando um homem tremendamente simples e sensível aos objetivos de Deus (Jo.04:34). Todo o líder que espera receber este titulo de hora deve primeiro compreender que sua vida torna-se menos importante do que os planos já estabelecidos por Deus (Mt.10:37e38) e sua missão é tornar estes planos em realidade é trazer a existência e não dar sossego a si em quando não cumpre sua vontade soberana.
Hoje nós nos deparamos com muitas qualidades de lideres, pessoas que foram chamadas para estar diante de um povo, de um rebanho de um grupo. Mais todos esses não podem esquecer de quem o colocou ali foi Deus (Ap.01:05e06) e ele esta assumindo aquela posição por que Deus o escolhera e sua função é saber quais são os objetivos que o Senhor tem para aquele tempo. Quando temos tal compreensão não buscamos glorias para nós mesmos, mais buscamos com todas as nossas forças o nome de Deus ser reconhecido (Ism.17:46).
O líder tem por objetivo estabelecer. Davi estabeleceu o domínio de Deus sobre o seu povo fazendo com que Deus torna-se a ser visto como o controlador de seu povo e o Grande Deus a quem todos deveriam adorar. Moises foi outro líder com qualidades tão especiais que Deus o usou como instrumento para realizar sinais visíveis (Ex.04:21). Mais tudo isso na vida de Moises custou um preço muito alto, ele teve que anular muitas vezes seu direito e assumir aquilo que Deus queria como vontade soberana e inquestionável. A sua recompensa foi ter ele uma intimidade tão grande com o Todo Poderoso Deus que falava com ele face a face sempre quando necessário (Ex.33:11), foi capaz de abdicar de todo o seu direito como legislador de faraó para abraçar o desconhecido e inimaginável.
Da mesma forma vemos Abraão que foi o grande precursor dando origem a estes planos que durante muito tempo ficou no coração de Deus. Abraão ouviu sua voz e logo partiu. Pois naquele breve momento de intimidade com Deus Abraão pode ver que Deus era o grande El Shaday o Todo Poderoso o Criador (Gn.17:01/14:22).
Vemos um outro homem mencionado nas escrituras sagradas que teve seus passos todos eles observados de longe por Deus e suas atitudes certas e eficazes o tornaram o homem de mais expressividade na palavra a ponto de seu relacionamento ser mencionado pelo livro apostólico de atos (At.13:22). Veja que a bíblia nos dá respaldos mais que suficientes para ternos uma liderança segundo o coração de Deus.
Mais gostaria também de mencionar aquele líder que Deus confia, aquele líder a quem Deus estabelece seus planos e propósitos e revela sua vontade. O líder que Deus escolhe e o purifica que faz dele um vaso de honra, um líder tremendamente usado para trazer a realidade de todos os seus planos. O líder a quem Deus provê recursos para que ele em nenhum momento encontre dificuldades em sua jornada de liderança (Is.43:02). Mais ainda assim ele se torna confuso, pois coloca seus planos diante dos desígnios de Deus (ISm.15), cumpre sua vontade sucumbindo a vontade de Deus e ainda frustra os planos de Deus para aquela geração. Esta qualidade de líder é muito comum de ser encontrada em nossos dias, pois ele tem um inicio de grande temor e intimidade (ISm09:17) seu inicio como líder levantado por Deus e quase perfeito a não ser por atitudes que o desviam dos planos de Deus (ISm.15:11).
Essa qualidade de líder precisa entender que ele por mais que Deus se revele a ele, por mais que Deus o faça um instrumento de conquistas suas atitudes deveram ser sempre apresentadas a Deus e se não houver uma aprovação do próprio Deus ele não poderá realizar as mesmas (Ex.33:15). Suas atitudes deverão estar em conformidade com as vontades de Deus e nunca esquecer que nada absolutamente nada pode anular os planos de Deus (Jo.05:19), se não for realizado os planos de Deus em nós será com outro um outro líder.
Essa é a visão que devemos ter, se nossas atitudes não são aprovadas por aquele que nos constituiu líder então devemos parar e voltar ao ponto do desvio (Ap.02:05) e voltarmos ao alvo. Pois deus tem esperado de nós é que sejamos líderes segundo o seu coração(Jo.04:23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agenda