O discipulado eficaz




O discipulado eficaz se faz quando usamos a Palavra de Deus como ferramenta de transformação. Pois entendo, que somente através da Palavra teremos a condição de mudarmos e mudar o comportamento de todos que fazem parte deste centro de treinamento.
O discipulado foi o método usado por Jesus para inserir na vida dos apóstolos o seu objetivo. Isso é uma espécie de conscientização.
Todo discipulado começa no arrependimento (Mt.03:08) e logo vem ás orientações de como devemos ser a partir de então (Mt.16:240. Este arrependimento é uma espécie de conscientização dos erros por nós cometidos quando nos deparamos com ás Leis Divinas (Rm.07:07).
Sempre quando nos deparamos com os mandamentos de Deus tomamos consciência de quanto estamos errados em nossas atitudes. E a partir daí decidimos mudar.
E esta transformação é iniciada sem tempo determinado para termino (IITm.04:07), pois entendo que esta transformação é continua e diária até culminar na grande transformação da incorruptibilidade (IPe.03:04).
A forma mais eficaz de se fazer o discipulado eficaz além do uso da palavra de Deus é quando passamos a conviver com os discípulos.
Este convívio passa a existir quando ambos os lados assumem o mesmo objetivo e visão de Reino.
Cristo conseguiu transformar a vidas dos homens escolhidos com a Palavra , com o convívio fazendo com que eles passassem para o Seu lado. Isso se deu quando Cristo os buscou, nos seus estilos de vida e fez com que eles abandonassem suas vidas optando pelo estilo de vida que Jesus revelara e ordenara (Mc.08:34).
Hoje os métodos de discipulados modificaram muitíssimo, já não seguem ás regras aplicadas por Jesus.
Percebemos isso pelos métodos em que o aplicamos, muito mudou ao original, por isso não alcançamos o mesmo objetivo conquistado por Jesus.
Se hoje aplicamos métodos de discipulado eles devem seguir ás mesmas regras bíblicas, e então teremos os mesmos resultados conquistados por Jesus.
Hoje o discipulado é outro, pois outros são os objetivos. Por isso não alcançamos os mesmos propósitos conquistados por Jesus na vida de seus discípulos.
Outro ponto a ser visto, é a clareza e a objetividade com que Jesus inseria sua visão na vida dos discípulos (Mt.04:19).
Perceba que aqueles homens que marcaram sua época e a historia da igreja cristã, eram homens comuns(At.02:07) e foram dispostos a realizar a missão no qual Cristo incumbiu cada um de praticar (Mt.12) Este objetivo hoje já não temos conseguido com a mesma eficácia de Jesus.
Tudo isso porque os discipuladores de hoje não são referencias para a aplicação do discipulado.
Este é um peso muito significativo quando se quer discipular. Como discipuladores precisamos em primeiro ser discípulos (Jo.05:30). Como Cristo era de seu Pai. Este foi o ponto que somou muito no discipulado aplicado por Jesus.
Digo isto porque Jesus conseguiu fazer de seus discípulos pessoas que o representasse com a mesma eficácia, objetivo com que Ele pessoalmente haveria praticado (Jo.14:12).
Hoje somam-se o arrependimento do discípulo a Palavra de Deus instrumento de grande eficácia, e o testemunho de quem aplica o discipulado que ao se unirem tornam-se armas poderosíssimas na realização de bons discípulos de Cristo.
É importante também saber que o discipulado não tem lugar para ser aplicado, desde que seja feito com dedicação atenção e objetivo. Que não seja como palavras expostas ao vento. Mais sementes lançadas no solo mais fértil que existe, “o coração do homem”.
Precisamos como discipuladores dar o inicio a obra e a conclusão quem dará é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agenda