Como formar uma equipe de mapeamento espiritual





É necessário pelo menos de dez a doze pessoas para desenvolver um projeto de mapeamento espiritual para uma cidade ou um grande bairro. Menos que isso, qualquer equipe ficará sobrecarregada. O mapeamento deve fazer parte de um projeto a longo prazo. Dependendo do tamanho da cidade ou da região, um projeto normal deve levar pelo menos dois anos de investigação. Os membros da equipe devem se preparar para uma longa jornada! Esteja certo de que Deus o chamou!
Certas coisas nos deixam alegres e exultantes, enquanto outras são trabalhosas e cheias de tédio. Os membros da equipe devem se preparar para orar muito uns pelos outros, e é de suma importância que todos dependam do Senhor. É necessário esperar em Deus, buscando sabedoria, revelação e em como proceder a cada etapa.
Existem vários aspectos de um projeto de mapeamento. Requer-se de todos os membros que aprendam a orar e que estejam dispostos a orar. Devem especializar-se na oração. O "cantinho" da oração é de grande valor! Mas, todos devem manter certa disciplina na oração corporativa.
Seu projeto exigirá horas e horas de pesquisa. Alguns gostam mais das pesquisas em bibliotecas, investigando a história da cidade, etc. Mesmo que todos tenham que ler sobre o tema, alguns são mais capacitados e conseguem encontrar o cerne do problema, fazendo o projeto deslanchar. Ainda outros terão que trabalhar cuidadosamente lendo jornais, arquivando dados recentes da área. Será necessário organizar pastas com toda a documentação.
Quem sabe alguns membros se sairão melhor fazendo entrevistas. Haverá pessoas na equipe com a formação necessária para tais tarefas. Possivelmente são "dinossauros" que guardaram em seus corações, no decorrer dos anos tudo que você precisa. Nem todo mundo se sente bem sendo entrevistado, ou ouvindo interrogações a toda hora. Lembre-se de tomar nota de tudo, com a permissão deles, sendo um bom ouvinte.
Seu projeto requererá pessoas ungidas e dispostas a entrar em lugares que "crente" não entra. Já andamos por ruas que "senhoras" não andam. Creio que a "luz" é maior que as trevas, e portanto, o Senhor é minha proteção. Existem pessoas em nossa equipe que não se sentem confortáveis ou chamadas para alguns aspectos da obra, e a tarefa fica para outros membros do time.
Posso afirmar que haverá ocasiões em que o Senhor lhe dirá: "Não siga em frente", ou "deixe isso de lado". Apesar da liberdade que você teve de agir em situações semelhantes, quando o Senhor puxa as rédeas, PARE. Creio que nossa segurança e o suprimento da graça estão equilibrados conforme nossa escala de obediência ao Senhor. De maneira alguma estou negando as misericórdias de Deus, mas apenas quero lhe lembrar de que temos de obedecer. Sou pessoa de muita ousadia, e sei que essa parte de minha natureza só poderá servir de bênção ao Senhor, quando o obedeço totalmente.
"Samuel, porém, respondeu: "Acaso tem o SENHOR tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros" (1 Sm 15.22).
É necessário que cada membro da equipe se conscientize da autoridade e da posição espiritual que têm em Jesus Cristo. Quero que saiba que a batalha é intensa, mesmo num mapeamento espiritual. Será preciso resistir o inimigo e manter-se fiel em sua posição.
"Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: "Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio" (Sl 91.1-2).
"Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês" (Tg 4.7).
Qualquer equipe precisa de um líder que deve saber como operar nos seus dons, e aceitar os dons dos demais membros da equipe. Os membros da equipe devem saber operar nos dons que Deus lhes concedeu, e todos devem funcionar dirigidos pela palavra de Deus.
"Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo" (Ef 5.21).
"Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros" (Fp 2.3-4).
Lembre-se que o propósito do mapeamento espiritual é o de ajudar na conquista de almas, assim, cada membro deve ter um anelo em seu coração pela salvação das pessoas. E deve exercer seu trabalho com misericórdia e amor, afinal, o amor é o que melhor representa a Cristo.
Antes de concluir, quero trazer uma palavra sobre prestação de contas espiritual. A equipe precisa ser acompanhada pelos pastores ou presbíteros, ou ainda líderes que apóiem o trabalho. Lembre-se: Deus ordenou que os pastores cuidem do rebanho. Os líderes costumavam ficar na porta das cidades, julgando e aconselhando. Você enfrentará momentos de decisão e de questionamentos na obra. Você e os demais prosperarão depois que ouvirem o conselho dos mais velhos. Claro, esses líderes têm de entender e concordar com o que você está fazendo.
"Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança" (Pv 11.14).
"Os planos mediante os conselhos têm bom êxito; faze a guerra com prudência" (Pv 20.18).
"Quem sai à guerra precisa de orientação, e com muitos conselheiros se obtém a vitória" (Pv 24.6).
Reconheça que ao assumir essa tarefa você se colocará sob fogo inimigo. Descobri que é saudável aconselhar-me e confiar em alguém que não esteja diretamente envolvido no projeto. Irmãos que sabiam que eu estava trabalhando em território inimigo, oraram por mim, e vigiaram até que eu terminei o trabalho com segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agenda