Vencendo os obstáculos



Creio que este é o desejo incomum de cada pessoa que por Deus foi chamada para a sua obra ou para exercer a função de liderança. Vencer os obstáculos.
Os obstáculos não podem ser evitados, pois justamente eles marcam as etapas evolutivas da vida (Fl.03:13e14).
Obstáculos não podem ser contornados, precisamos então entender que eles fazem parte de nossa existência (IITm.04:07). E eles se manifestam justamente para qualificar nossas ações nos próximos desafios (IJo.04:18) que surgirão em nossa caminhada.
Deus tem por controle de qualidade de nossa fé os desafios ou obstáculos que surgem ao longo de nossa caminhada (Jz.07:04/Zc.13:09).
É importante entender que os obstáculos são necessários (Tg.01:02).
Os obstáculos podem ser de origem interior ou exterior.
Obstáculos interiores.
Os obstáculos interiores se manifestam em nossas vidas quando nos vemos diante dos planos que Deus estabeleceu para cumprirmos (Êx.03:11/Jr.01:06) e então percebemos que não temos condições humanas que nos torna capazes de realiza-los (IICr.02:06). E esta atitude se manifesta através da falta da própria condição que nós nos encontramos quando nos deparamos com o desafio a ser vencido. Os desafios que Deus lança sobre nós sempre são incompreensíveis ao homem (Is.55:08a11) e este sentindo-se incapaz de alcançar os propósitos que o próprio Deus estabeleceu para cumprir. Por isso, é necessário aprendermos que para manter a motivação interior que nos faz continuar a caminhada ou a lutar precisamos aplicar a fé que nos foi dada sobre que queremos realizar (Lc.05:05/Fp.04:13) e não naquilo que tenta nos impedir. É como o investimento. Só aplicamos nosso dinheiro naquilo que nos dará crédito (ITm.04:13/Gl.06:08) e não debito, da mesma forma devemos fazer. Só podemos aplicar nossa energia ou potencial naquilo que gerará vitórias garantidas. Não podemos potencializar os fracassos que dentro de cada um de nós existe e nem ao menos pensar que não temos condições para vencer.
Só saberemos se temos condições ou não de vencer se lutarmos ou tentarmos, é preciso investir para ver retorno e não temer (IJo.04:18). É preciso lançar a sorte no regaço.
Obstáculos exteriores.
Estes tipos de obstáculos surgem quando os interiores são vencidos (Sl.42:10e11).
É importante vermos que os maiores obstáculos são os interiores e se estes forem superados venceremos todo e qualquer tipo de obstáculos exteriores (Dt.11:25). Os obstáculos exteriores só demonstram do que somos capazes de fazer.
Deus nos favorece com obstáculos nos revelando o potencial que outrora a nós estava desconhecido e que só passamos a perceber quando não nos intimidamos com a grandiosidade da obra que temos que realizar.

Um comentário:

Agenda